DIREITOS DA MULHER NO UAE

Mulher pode dirigir? Estudar? Tem emprego para mulheres nos UAE? É seguro para mulheres solteiras?


Se você nunca visitou os Emirados, é normal que tu tenha dúvidas de como funciona por aqui, principalmente por que aqui é um país árabe, certo? Na cabeça de muita gente a imagem construída sobre este assunto não é boa, então hoje vou te contar quais são os direitos de uma mulher aqui nos UAE e o que o governo tem feito sobre esta questão.

É, eu sei, é difícil de imaginar que mulheres tenham algum direito depois de estarmos acostumados a ver imagens de mulheres totalmente cobertas, só o olho de fora, mas ao meu ver, o que falta hoje em dia é um pouco de aula de geografia.

Eu estou te falando de UAE! O país da modernidade, do turismo.. então obvio que eles são muito mais abertos, pra frente e muito importante, mesmo sendo regido por leis baseadas na religião Islâmica, eles querem ser o melhor do mundo, em tudo!

Sendo assim, aqui nos UAE a mulher tem os mesmos direitos constitucionais que os homens e a preocupação do governo é tamanha que eles planejam que até 2021 os UAE devem ser tornar um dos 25 principais países do mundo em igualdade de gênero!


De fato, os Emirados Árabes Unidos têm feito um esforço concentrado para capacitar suas mulheres, tanto que nos últimos anos, 65% dos estudantes graduados foram mulheres.


Isso quer dizer que todas as mulheres aqui estudam, escolhem se querem ir pra faculdade ou não, trabalham, tem o mesmo

salário que um homem na mesma posição (aliás, salário aqui é baseado em nacionalidade, formação e experiência profissional ok?) Bem, nós mulheres podemos dirigir, ir ao supermercado, à praia… Agora eu quero que tu me comente aqui em baixo se tu tinha ideia disso tudo que eu to escrevendo ou se tu achava que aqui ainda estava no tempo das cavernas onde os homens arrasavam mulheres pelo cabelo hahahahaha.


Mas agora vou comentar algumas coisas do dia-a-dia por aqui: Não é obrigatório se cobrir aqui, você pode se vestir da forma que quiser MAS com respeito, nada de shortinho curto mostrando a polpa da bunda, decotes com as tetas caindo pra fora… acho que a noção do que é respeito e sobre viver em comunidade tem se perdido muito no Brasil e aqui vivemos isso no dia-a-dia e é maravilhoso! Mas é minha opinião.


Bem, e namorar, ter filhos… vai depender da tua cultura e nacionalidade, porém relações de convivência (namorar, morar junto) são proibidas para todos os cidadãos e residentes (É ILEGAL MESMO), independentemente de sua nacionalidade ou religião, ou seja, o único vínculo legal para um homem e uma mulher estabelecerem um relacionamento e formarem uma família é o casamento.


Você não concorda, ok… é só não vir morar aqui. Evita aborrecimentos para todos.


-"Ah Lise, mas e as coitadas das meninas daí, são prisioneiras, casam forçadas, tem que se cobrir sem querer…" Deixa eu te contar uma coisa: Tive contato com muitas mulheres, e posso te contar que 99% delas estavam terminando a faculdade ou o mestrado até, todas trabalhavam (as locais em cargos altos e com excelente salario), elas se vestem como gostam e conforme o que elas acreditam e no casamento. Agora as que tiveram problemas de agressão física e emocional pelos maridos, ou até mesmo as mortes que soubemos, são estrangeiras (a maioria até era da mesma religião!).

Ah! E as outras mulheres do 1% , não tinham interesse nenhum em estudar ou trabalhar, queriam casar e ser sustentadas pelo marido, passar o dia no salão de beleza no shopping, ter empregadas, babas… quem nunca sonhou? Vida de madame aqui é possivel hehehe

Não podemos colocar todo mundo dento de um saquinho e sacudir! Cada pessoa é diferente, carregada de experiencias, diferenças culturais, crenças e até mesmo problemas psicológicos. Aqui é um país árabe, porém super aberto as diferenças e com um engajamento incrível pela tolerância. Dá pra viver todo mundo junto se tu souber respeitar o próximo e a ti mesmo.

Ah! Se tu tá chegando agora aqui no meu blog, meu nome é Lise Bueno, eu sou gaucha e moro em Abu Dhabi desde 2009 e meu objetivo é te contar como é a vida por aqui nos UAE. No Youtube eu tenho um video falando sobre este assunto (https://youtu.be/Ii-tvErnzN0) , caso queira dar uma olhada.


Tchê, obrigado por ter lido este texto! Até o próximo.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 by Lise Bueno
Created with Wix.com

@tchenoexterior

@lisebueno

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter