• Lise Bueno

Um pouco sobre a minha trajetória


Meu nome é Lise Ribeiro Rigolli Bueno e meu nome artístico é Nijmet el Mahira. Nasci em Porto Alegre/RS no ano de 1979.

Em 1997 iniciei meus estudos em Dança Árabe com a profª Norma Said, uma libanesa que me ensinou muita técnica, disciplina e me proporcionou o meu encantamento não somente com a Dança, mas com toda a cultura que a envolve. Em 1998, apresentei-me no teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana, pela primeira vez junto com minhas colegas: foi nossa formatura no nível básico.

Logo após comecei a trabalhar como bailarina do restaurante Al Nur (em 1998,na época Al Manara) e sempre amei saborear a culinária árabe, tanto que sempre que eu podia, estava na cozinha vendo como eram preparados os pratos.

Passei a fazer aulas no mesmo ano com a professora Hind Said, uma mestra que me ensinou a ser descontraída, me apresentou aos acessórios da dança do ventre e ao folclore. Tenho até hoje todas as coreografias por escrito que as minhas profªs passaram.

Em 1997 iniciei minha faculdade de Educação Física no IPA (não passei em veterinária na UFGRS como eu queria) e como sempre busquei achar razão e praticidade em tudo, comecei a planejar minha salas e a estudar tudo que estivesse ligado a ser professora.

Comecei a ministrar aulas de Dança Árabe em 1999 e desde então coleciono inúmeras lembranças de pessoas maravilhosas que passaram pela minha vida, tanto professoras como alunas e espectadores.

Fiz inúmeros cursos, workshops, palestras... tudo em que eu podia me fazer presente lá estava eu! E isso me rendeu no currículo muitos mestres em minha vida, de varias nacionalidades.

São enormes as saudades das pessoas que ficaram ao meu lado por tanto tempo. Nossa amizade foi muito importante para mim, porque foi o que me deu incentivo e força para cada vez mais buscar aprimoramento nesta arte.

Mas meu estilo de vida, de fazer tudo de coração e alma, buscando a perfeição, o correto e profissional me levaram a competir e depois de algum tempo a levar minhas alunas para competições... e isso nos gerou alguns bons títulos.

Acredito que nosso corpo e mente levam TUDO gravados até o fim dos tempos, querendo ou não, mas já dinheiro e bens materiais se vão como o vento que passa sem avisar. E com meu estudo, profissionalismo e contatos fui convidada a ser jurada em eventos de dança e esta experiência, agregada a duas profissionais incríveis que conheci, escrevi um livro.


O livro RDAC - Regulamento de Dança Árabe Competitiva, é o primeiro livro no mundo que trata das regras para competição nesta modalidade e foi escrito através não só da minha experiência, mas dos debates e trocas de informações com as colegas Paula Ferreira e Raquel Santos. Porém a vida sempre nos surpreende e em 2009 vim morar com minha família em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, onde continuo meus estudos, leciono aulas de dança, de ginastica e sou professora de Educação Física e Dança em escola particular, sendo responsável por diversos trabalhos coreográficos e até mesmo musicais.

Viajei ao Brasil algumas vezes durante estes anos para participar de eventos, trocar conhecimentos... tive a oportunidade de viajar através da LIBRAF para Kobe, no Japão para ser jurada de dança em evento competitivo, fui jurada em Dubai... a vida segue, cada vez mais me impressionando com as oportunidades, aprendizados e experiencias.

Obrigado pela atenção, espero que tenha gostado de conhecer um pouquinho sobre a minha trajetória e que um dia possamos nos cruzar neste mundo doido e trocar experiencias.

Minhas redes sociais

www.lisebueno.com

Instagram, Twiter e Youtube @lisebueno

Instagram @lisebueno.tche

© 2017 by Lise Bueno
Created with Wix.com

@lisebueno

@oneminutestep