• Lise Bueno

O que é o Ramadan?

Bem, para começar a palavra Ramadan é com N no final, ele não tem uma data fixa como outras celebrações, pois ele segue o calendário lunar e não o Gregoriano. No inicio da lua nova do nono mês do calendário Muçulmano a celebração do Ramadan se inicia e é um momento de despertar espiritual, auto-avaliação, auto-disciplina, humildade, generosidade e caridade.


O  dia a dia do Ramadan consiste em: Jejuar do nascer ao por do sol - incluindo não somente o jejum de comidas mas o sexual também, trabalhar normalmente (a jornada de trabalho é diferenciada dependendo da area de trabalho) e rezar junto ao uftur, onde é feito o desjejum.


O jejum não é obrigatório e não deve ser visto como uma penitência, mas sim como uma forma de renovar os pensamentos e atitudes que devem ser mantidas durante todo o ano, portanto não adianta jejuar e continuar sendo uma pessoa arrogante e maldosa durante o ano, assim como nao adianta cobrir-se e ter más intenções. Este é o período oportuno para reforçar a sinceridade, a tolerância e manter-se fora da arrogância.


As grávidas, idosos, pessoas com problemas de saude, crianças e pessoas que necessitam viajar também não são obrigadas a jejuar.



A cidade se ilumina, lindas decorações estão por toda parte, é proibido comer ou beber em publico (inclusive tomar agua) durante o dia sobre uma penalidade severa, e o consumo de álcool é proibido durante todo o período do Ramadan, mas a noite é cheia de alegria, com famílias unindo-se e confraternizando em grandes banquetes iniciados com tâmaras e agua. Nota-se na cidade grandes tendas brancas onde são oferecidos os desjejuns gratuitamente e observa-se muitas nacionalidades juntas, comendo lado a lado como iguais.


As orações são belissimas de se contemplar, com multidões concentradas numa coreografia de curvar-se e ajoelhar-se que lotam mesquitas e ruas. A paz é sentida na alma, de uma forma inimaginável e inexplicável. Todos são bem vindos.


A música também é proibida durante toda a celebração e vestir-se de forma modesta lhe confere respeito e melhor atendimento.


Meu primeiro contato direto com o Ramadan foi em 2010, na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos e foi uma experiência incrível!



Morar aqui e não entrar no espírito e vivenciar essa cultura tão rica é como estar no natal e não confraternizar com sua familia.


Diga: "Ramadan Kareem" a todos que você conhece e renove seus espirito!


Ramadan kareem!

Lise Bueno.

© 2017 by Lise Bueno
Created with Wix.com

@lisebueno

@oneminutestep